top of page

Cirurgia e tratamento da ATM

Com cada vez mais frequência os pacientes procuram alternativas e questionam se a dor que sentem poderia ser resolvida por meio de uma cirurgia da ATM (articulação temporomandibular), muitas das vezes indicados por outros profissionais da área odontológica e médica. Grande parte desses pacientes passaram por tratamentos não cirúrgicos da ATM, conhecidos também como tratamentos conservadores que, por sua vez, não aliviaram as dores articulares.

Para compreender mais facilmente os tratamentos propostos para as desordens da ATM, precisamos saber que as ATMs estão entre as mais complexas articulações do corpo.

Localizadas uma em cada lado da cabeça, essas articulações trabalham em grupo e podem fazer muitos movimentos diferentes usados na mastigação e na fala. Cada uma dessas articulações possui um disco entre o côndilo ou cabeça da mandíbula e a fossa articular. O disco amortece a carga enquanto possibilita à mandíbula abrir amplamente e realizar movimentos. Qualquer problema que impeça esse complexo sistema de músculos, ligamentos, discos e ossos de trabalhar em conjunto de maneira adequada pode resultar em um distúrbio doloroso da ATM, conhecido como DTM.

Por meio de um exame clínico minucioso e exames complementares, como radiografias, tomografias e ressonância magnética, o cirurgião-dentista pode identificar a fonte da dor e detectar alterações na ATM, artrites, deslocamento discal, luxações recidivantes e alterações ósseas anatômicas importantes na ATM. Essas condições, associadas a problemas musculares na face e alterações na oclusão dentária podem causar dor e desencadear disfunção temporomandibular. Os tratamentos conservadores envolvem uma série de passos que podem incluir fisioterapia, psicoterapia, uso de relaxantes musculares, toxina botulínica e o uso de uma placa miorrelaxante nos dentes para amenizar os sintomas do ranger e apertar dos dentes, chamados bruxismo e briquismo.

Quando os tratamentos conservadores não alcançam resultados satisfatórios, são indicados, então, os procedimentos cirúrgicos da ATM, de acordo com o grau da Disfunção e da degeneração articular. A cirurgia da ATM pode incluir as seguintes modalidades terapêuticas cirúrgicas, como: a manipulação mandibular assistida com aumento de pressão hidrostática, artrocentese, artroscopia e artrotomia. Essa última pode ser subdividida em ancoragem do disco, reposicionamento discal, discectomia com ou sem interposição de material, tuberculotomia, condilectomia com enxerto, ou substituição total articular através do uso de uma prótese total da ATM.

O sucesso terapêutico está baseado em um correto diagnóstico, na experiência do profissional e na(s) técnica(s) cirúrgica(s) empregada(s). Se o resultado terapêutico conservador for desfavorável, podem-se empregar tratamentos invasivos de menor complexidade, como manipulação mandibular assistida, com aumento de pressão hidrostática, artrocentese e artroscopia, evoluindo para os de maior complexidade, como: ancoragem do disco, tuberculotomia, reposicionamento discal, discectomia e condilectomia. Devido a complexidade da ATM e o grande número de fatores que podem levar a DTM, esta patologia deve ser tratada com a associação de múltiplas terapias e abordagem multiprofissional, envolvendo o Cirurgião-Dentista, o fisioterapeuta e o Psicólogo, a fim de se obter o melhor resultado para cada caso.

​​

​​Se você tem estalos articulares, existe uma grande chance de você estar com um processo patológico em atividade na sua ATM

Especialmente se houver a presença de alguns dos sintomas mencionados neste post

A pergunta do título está entre as mais freqüentes feitas aqui no blog e, normalmente, vem acompanhada do seguinte complemento:

” (…) meu dentista disse que só precisaria realizar o tratamento da ATM se tivesse dor.”

No entanto, a situação é mais complexa que simplesmente ter ou não a dor. Por quê?

Porque a dor é apenas um dos sintomas das disfunções da ATM. Geralmente quando escuto uma pessoa me relatar que tem estalos e não tem “dor”, a primeira coisa que pergunto é: que tipo de dor você espera que uma pessoa com disfunção da ATM tenha?

Normalmente, o que acontece é que as pessoas, sejam elas pacientes ou profissionais de saúde, esperam que haja dor na face, nos maxilares ou ao mastigar, mas estas não são únicas regiões do corpo que são afetadas pela disfunção da ATM.  Quando me deparo com esta situação, onde o paciente diz não ter dor, é muito comum que numa rápida entrevista eu encontre queixa de cefaléia (dor de cabeça), que normalmente está sendo justificada por algum outro motivo e sendo tratada como se fosse uma enxaqueca ou uma cefaléia tensional. Além disso, uma grande parte possui também  dores cervicais, fraturas “espontâneas” de dentes ou próteses, abfrações (que são danos na base do dente próximo á gengiva e que produzem  a inconveniente sensibilidade ao frio, escovação, etc.) e, até mesmo, sintomas auditivos como tamponamento e plenitude do ouvido.

 

De maneira curta e rápida: se você tem estalos articulares existe uma grande chance de você estar com um processo patológico em atividade na sua ATM, especialmente se houver algum desses outros sintomas que mencionei acima.

 

 

Disco “fora do lugar” que retorna à posição ao abrir a boca produzindo o estalo tipo “clic”

 

Obviamente que é preciso fazer uma cuidadosa avaliação, afinal esses outros sintomas podem ser por causa de outros problemas que não o da ATM. Mas o fato é que o estalo indica uma grande possibilidade de haver danos ao disco articular e aos ligamentos da ATM, pois o tipo mais comum destes estalos ocorre quando o disco se movimenta fora de sincronia com o côndilo da mandíbula que, ao sair e/ou voltar para o lugar, gera o som de clique que caracteriza o estalo.

 

Esse disco é uma estrutura que lembra o menisco do joelho e, de certa forma, ambos possuem várias características em comum. É este disco que impede que haja contato direto de osso com osso, amortece e distribui as cargas mastigatórias dentro da articulação e é também o responsável por espalhar o líquido sinovial, um tipo de filtrado sanguíneo, que lubrifica e nutre todas as células da superfície da articulação, mantendo-a lisa e em perfeito estado de funcionamento.

Com a lesão dos discos e ligamentos da ATM, essas propriedades vão se perdendo e propiciando o aparecimento de um processo degenerativo, portanto, os estalos não são tão “inocentes” quanto podem parecer e merecem uma avaliação específica para isso, que é possível hoje com o avanço da odontologia na área de patologia da ATM.

Portanto, se você tem estalos, é importante passar por uma avaliação mesmo que aparentemente você não tenha dor, pois além de outros sintomas, pode ser que haja um processo patológico em andamento que venha a lhe prejudicar no futuro.

Fique esperto!

Ruido de areia na ATM, o que será? Saiba mais sobre a crepitação.

 

Corte anatômico de um processo degenerativo avançado da ATM

De maneira simples e direta, a presença de crepitação na ATM, descrita pelos pacientes como barulho de areia, é um forte indício de um processo degenerativo na articulação.

Quando movemos a mandíbula, o artrito dentro da articulação é reduzido pela presença do disco articular e pela lisura das superfícies cartilaginosas articulares. Se algo danifica essas estruturas e elas ficam rugosas, o artrito produzirá um som parecido com o de areia. Em alguns casos, como nas perfurações do disco, chega a ocorrer contato direto de osso contra osso,  gerando deformidades nas articulações, as artroses, que irá agravar o quadro e também produzir alterações na posição da mandíbula e na face.

Quando se trata de Prótese de ATM, o importante é saber que existem dois tipos diferentes: a Standard e a Personalizada.
A Prótese de ATM feita sob medida é, sem dúvida, a melhor opção para artroplastia da articulação temporo-mandibular. A Engimplan oferece esse produto em seu portifólio desde 2014, desenvolvendo e inovando no mercado nacional, possuindo assim centenas de casos implantados. O objetivo principal para a reabilitação dessa articulação é trazer novamente ao indivíduo sua qualidade de vida, por devolver sua capacidade de mastigação, a qual constitui a primeira etapa do processo digestivo e a função mais importante do sistema estomatognático.
Os movimentos da ATM, articulação mais ativa do nosso corpo, podem ser observados em diversas ocasiões. 

“Nós, seres humanos, movimentamos nossa boca muitas vezes ao dia, em todas as posições, abrindo, fechando, de um lado e para o outro, para frente e para trás, falando, comendo, rindo, chorando, bocejando de sono, além dos hábitos parafuncionais como roer unha, tirar a pele do dedo, segurando algum objeto, apertamento dental, bruxismo e até mesmo durante a noite”

A Prótese de ATM aparece como opção de tratamento geralmente em última instância das patologias que acometem essa articulação. 

“Quando se tem uma desarmonia de todo o sistema estomatognático […] começamos ter desgastes nos componentes da ATM, osso, disco articular mal posicionado, alteração de líquido intra-articular e com isso precisamos restaurar essa função de alguma forma.”

Dentre as opções cirúrgicas, primeiramente o paciente é submetido a cirurgias minimamente invasivas guiadas por vídeo (artroscopia) para um processo de lise e lavagem. Em alguns casos são indicados o procedimento de discoplexia (reposicionamento de disco) como opção de tratamento anterior a colocação da prótese. Porém haverá casos em que a prótese de ATM feita sob medida é a única opção de tratamento, como por exemplo nos casos de ameloblastomas que se estendem pelo ângulo e corpo mandibular.
Já a Prótese Standard, de estoque ou ainda de prateleira como é conhecida, possui dimensões já pré-definidas em projeto, e o cirurgião deve escolher, entre as medidas disponíveis, a que melhor se adapta à morfologia do paciente. Esse tipo de prótese de destaca em casos de fraturas altas no colo do côndilo, na qual se perde pouca porção óssea e a cirurgia tem indicação de ser feita sob caráter de urgência devido ao trauma. A desvantagem nesse caso é de que, diferentemente das Próteses sob medida, em sua maioria, para a melhor adaptação da prótese deve-se realizar desgastes ósseos na região da linha da fratura.

“…as próteses customizadas que procuram devolver ao paciente a forma mais exata possível não precisando durante o procedimento cirúrgico fazer nenhum desgaste para adaptar as peças.”

Há muitas evidências clínicas e científicas sobre as adequadas indicações das próteses de ATM, principalmente quando falamos das próteses confeccionadas sob medida, em relação às próteses standard, porém há poucas empresas anuídas pela ANVISA a fornecer esse produto com segurança e eficácia garantida e a Engimplan é uma delas.
A Engimplan valoriza a vida dos seus pacientes, e para isso, investe fortemente em tecnologia e inovação para trazer sempre a melhor opção para vocês.
Se precisar de mais informações sobre esse ou outro produto, não hesite em nos contatar, possuímos uma equipe pronta para lhe atender e sanar todas as suas dúvidas!

Processo-degenerativo-corte-anatômico.b

Segunda - Sexta 08:00 - 18:00

Sábado 08:00-14:00

W01-00-27-517_512.webp
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2023 by We Smile. Proudly created with Wix.com

CNPJ: 141.97.944/0001-05

Disclaimer: A All Import Logistica E Armazenamento LTDA , CNPJ 141.97.944/0001-05 representada Dr Roosevelt Omena, não tem nenhuma relação institucional com o Facebook, Instagram, WhatsApp ou Facebook Messenger. Ao abordar questões financeiras, de qualquer um dos nossos produtos, sites, vídeos, palestras, programas ou outros conteúdos, fazemos todos os esforços para garantir que estes representem fielmente nossos atendimento, cursos produtos e sua capacidade de crescer e prosperar como Cirurgião Traumatologista e Bucomaxilofacial e melhorar sua vida. No entanto, a All Import Logistica E Armazenamento LTDA não garante que você conseguirá obter quaisquer resultados ou ganhar algum dinheiro usando qualquer uma de nossas ideias, ferramentas, estratégias e recomendações, e nada em nossos sites é uma promessa ou garantia para você de ganhos futuros. Depende da sua aplicação e esforços.

bottom of page